Dicas de prevenção contra Cupins de madeira



Quer aprender como prevenir sua casa dos Cupins de madeira?

Aqui vão algumas dicas de ações e medidas que podem ser tomadas para evitar a presença indesejável desta praga em sua casa. Existem várias espécies de cupins; entre elas está o Cupim de madeira, que, como o próprio nome diz, pode ser encontrado onde haja madeira. E são verdadeiros destruidores, que precisam ser combatidos. Alguns cuidados podem ser tomados antes mesmo da construção de uma casa, como por exemplo, a escolha de uma boa madeira para o telhado e para estruturas de varandas.

Dicas para a escolha da madeira ideal:

Existem algumas madeiras que são mais resistentes a cupins, como a Sucupira, Jacarandá, Imbuia, entre tantas outras. Mas por questões ambientais, está cada dia mais difícil a comercialização dessas madeiras. Algumas, por estarem em extinção, não podem mais serem utilizadas na fabricação de móveis e armários, mourões, estruturas de telhados, etc. 

Então, na hora de escolher a madeira para sua casa, seja qual for, tome o cuidado de observar bem o estado da madeira que está comprando; verifique se não há vestígio de cupim, rachaduras,  ou buracos na madeira. A escolha de uma madeira de qualidade é uma medida preventiva que deve ser adotada e só traz benefícios. Escolha a madeira ideal. Se não souber fazer isso, peça o auxílio de um profissional no assunto.

Duas formas simples de impermeabilizar a madeira:

Depois de escolhida a madeira ideal, uma outra ação preventiva e muito eficaz é a impermeabilização da madeira, que pode se feita de 2 formas muito simples, com aplicação de tinta ou aplicação de Verniz.
  1. Aplicação de tinta: Uma boa tinta, aplicada de maneira correta pode impermeabilizar amadeira, por um período de 4 a 6 anos, dependendo da madeira e dos eu tempo de exposição as ações do tempo: sol, chuva, umidade, etc.
  2. Aplicação de verniz: Uma outra alternativa é a aplicação de verniz sobre a madeira. O envernizamento bem feito pode conservar a Maira livre de cupins por um longo período; isso é claro, se ela não estiver infestada e estiver em perfeito estado de conservação.
Faça vistorias permanentes em sua residência.

De tempo em tempo é bom dar uma geral na casa, como uma boa faxina nos armários; retirar as gavetas e verificar se não há presença de cupins e outras pragas, como traças, que podem danificar seu móvel. O mesmo deve ser feito em toda a estrutura de madeira do imóvel, como o telhado, a varanda, etc. Lembre-se que uma madeira sem cupim hoje não é garantia de estar livre de cupim para sempre.

Em caso de infestação avançada chame um especialista.

Caso haja uma infestação avançada no local, não saia comprando tudo quanto é veneno por conta própria e aplicando aleatoriamente. Venenos para matar cupins, quando mal aplicados e em contato com humanos, podem causar danos à saúde. Em caso de infestação avançada, chame um profissional com experiência, ou contrate uma Dedetizadora especializada em Descupinização (combate e extermínio de cupins).

Queremos com essas dicas ajudar você.
Se você gostou, compartilhe para que elas possam ajudar outros também!